A ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO E NO HPERMÍDIA COMO ATIVIDADE ATIVA – ELIANA
A leitura não pode ser aplicada como tarefa mecânica que resulte apenas na decodificação de letras, sílabas e palavras, precisa ser entendida como processo de apreender no sentido da realidade vivida. Portanto é de extrema constância dar à leitura desde o inicio da aprendizagem, um tratamento capaz de deflagrar experiências estimuladoras, que contribuam para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ao lado de hábitos, atitudes e habilidades especificas, valorizando o imaginário de cada estudante em busca de instrumento básico que é a leitura.
A escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com o hipertexto e hipermídia como poderosas ferramentas de aprendizagem onde professores e alunos aprendem juntos através de pesquisas da construção interativa, e nessa troca de saberes, de cultura implica uma nova forma de lê e de escrever. Portanto a leitura torna-se mais dinâmica e o hipertexto pode ser bastante educativo na medida em que coloca o educando num mundo virtual e cultural, buscando novas fontes de informações, através de cortes, mudanças na ordem dos textos, fazendo ligação de idéias e introdução de seus próprio conceitos, ou seja, no hipertexto tanto o autor quanto o leitor tornam-se protagonista na produção de conhecimentos.
http://www.vivenciapedagogia.com.br
Eliana Souza Nepomuceno
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário