terça-feira, 7 de outubro de 2008

A ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO

Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa”,
O bom uso dos computadores e da internet na educação é um assunto que interessa muito a professores e diretores. Sabe-se que até pouco tempo atrás era difícil provar se a tecnologia interferia positivamente no desempenho dos alunos, porém estudos nesse sentido indicam que o aluno sem computador está em desvantagem, tanto em termo de conhecimento de tecnologia quanto em termos de desempenho em leitura, matemática e outras áreas.

As tecnologias da informação e Comunicação geram novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologia na escola, possibilitando diversas formas de representação de idéias e novas habilidades de escrever, ler, interpretar textos e hipertextos, ou seja, facilita o surgimento de outros estilos de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita.

A Internet insere à leitura e à escrita em um ambiente baseado no texto, cria novas linguagens, baseadas em termos usuais na Internet, em símbolos e siglas que são usados para comunicação, expressões estas que são incorporadas naturalmente à nossa linguagem escrita e representam tanto atalhos para a comunicação quanto maneiras de expressar emoção online.
O hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação escrita, faz com que o leitor modifique o domínio tradicional de leitura e crie sua própria trajetória.
Com relação às dificuldades que os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais, acredito que estejam relacionadas ao transporte dos suportes magnéticos como cd-rom, DVD e outros, pois a leitura acaba acontecendo em espaços limitados, predominando a leitura individual.
As vantagens desse tipo de leitura estão inseridas em suas características principais como a não-linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e a intertextualidade, pois, proporcionam ao leitor determinadas funções de autoria como a possibilidade de agregar nodos, criar conexões e utilizar filtros. Podendo ainda assumir a apresentação e o projeto do livro, criar gráficos, produzir animações, vídeos, efeitos sonoros, fotografias ou textos orais, determinando as diversas ações do programa. Além disso, motiva o leitor mais que a leitura em livros textos porque o leitor pode saltar de uma informação para outra, estabelecer suas próprias ligações, assumir um papel mais ativo e tornar-se o co-autor do hipertexto.
Eva Lúcia

Hipertexto e Hipermidia como interfaces textuais

A mídia impressa na Internet: hipertexto e hipermídia como novas interfaces textuais - Iusa Bilio

O uso de recursos eletrônicos desde as séries iniciais mostra uma nova visão de mundo (novas interfaces textuais), de inclusão digital, visto que, a aprendizagem até aqui foi de leitura e aprendizagem através da escrita. Porém a aprendizagem através da máquina e de estudos com eletrônicos ( mídia ) é mais dinâmico, além de permitir ao educando uma aprendizagem cheia de transitoriedade e mutabilidade. Este novo modelo de espaço textual facilita o surgimento de outros estilos de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita do século XXI.
O estudo feito através de links, dá ao texto uma nova roupagem, pois mostra o avanço da tecnologia na educação, mostrando uma postura de textos interconectados, isto é, textos interligados. Os links possibilitam um passeio por múltiplos textos, cuja ligação é determinada pelos programadores por meio de uma palavra. O hipertexto possibilita ao leitor criar suas próprias estratégias de estudos, o que quebra barreiras de um estudo de leitura imposta pelo autor, um nível subjetivo de interpretação, mas também em um nível de manipulação objetiva dos elementos que o integram.
Para Xavier (2004), ao atualizar o hipertexto e percorrer seus links, o hiperleitor estará realizando tentativas de compreensão, efetivando gestos de interpretação ou de uso, porque, em última análise, é o leitor quem define a versão final do que será lido e compreendido.
A hipermídia é a associação entre hipertexto e multimídia. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade, sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperm%C3%ADdia
http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=Hipertexto+e+hipermidia&meta=
XAVIER, Antonio C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz A; ______. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucena. 2004.

A escrita e aleitura no Hipertexto

A ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO E NO HPERMÍDIA COMO ATIVIDADE ATIVA – ELIANA


A leitura não pode ser aplicada como tarefa mecânica que resulte apenas na decodificação de letras, sílabas e palavras, precisa ser entendida como processo de apreender no sentido da realidade vivida. Portanto é de extrema constância dar à leitura desde o inicio da aprendizagem, um tratamento capaz de deflagrar experiências estimuladoras, que contribuam para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ao lado de hábitos, atitudes e habilidades especificas, valorizando o imaginário de cada estudante em busca de instrumento básico que é a leitura.
A escola deve buscar alternativas pedagógicas para lidar com o hipertexto e hipermídia como poderosas ferramentas de aprendizagem onde professores e alunos aprendem juntos através de pesquisas da construção interativa, e nessa troca de saberes, de cultura implica uma nova forma de lê e de escrever. Portanto a leitura torna-se mais dinâmica e o hipertexto pode ser bastante educativo na medida em que coloca o educando num mundo virtual e cultural, buscando novas fontes de informações, através de cortes, mudanças na ordem dos textos, fazendo ligação de idéias e introdução de seus próprio conceitos, ou seja, no hipertexto tanto o autor quanto o leitor tornam-se protagonista na produção de conhecimentos.

http://www.vivenciapedagogia.com.br

Eliana Souza Nepomuceno

A Escrita e a leitura no hipertexto e no hipermídia como atividade ativa - Eliana

A escrita e a leitura no Hipertexto e no Hipermídia com atividade ativa

A Escrita e a leitura no hipertexto e no hipermídia com atividade ativa – Fracy.



A escola deve buscar alternativas para lidar com o hipertexto, reconhecendo nele uma poderosa ferramenta de aprendizagem através da pesquisa, da construção cooperativa e interativa, através das bibliotecas e cursos virtuais, onde professores e alunos aprendem juntos. E toda essa troca de saberes, implica em uma nova forma de ler e de escrever.
A leitura se torna mais dinâmica através das imagens e sons, possível de escolher um mesmo assunto produzido por vários autores através dos inúmeros links dispostos nas páginas dos hipertextos.
A escola deve fazer um trabalho com os alunos de forma que saibam separar o uso da escrita formal e prática dos meios virtuais da escrita na norma culta. O hipertexto pode ser bastante educativo na medida em que coloca o indivíduo como interseção de vários mundos e culturas, através dos inúmeros links e nós. Onde se pode cortar, deslocar, mudar a ordem e introduzir a própria escrita em ambientes abertos à cooperação e troca de experiências.

http://www.vivenciapedagogica.com.br

Terça-Feira, 07 de Outubro de 2008.