terça-feira, 7 de outubro de 2008

A ESCRITA E A LEITURA NO HIPERTEXTO

Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa”,
O bom uso dos computadores e da internet na educação é um assunto que interessa muito a professores e diretores. Sabe-se que até pouco tempo atrás era difícil provar se a tecnologia interferia positivamente no desempenho dos alunos, porém estudos nesse sentido indicam que o aluno sem computador está em desvantagem, tanto em termo de conhecimento de tecnologia quanto em termos de desempenho em leitura, matemática e outras áreas.

As tecnologias da informação e Comunicação geram novos desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologia na escola, possibilitando diversas formas de representação de idéias e novas habilidades de escrever, ler, interpretar textos e hipertextos, ou seja, facilita o surgimento de outros estilos de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita.

A Internet insere à leitura e à escrita em um ambiente baseado no texto, cria novas linguagens, baseadas em termos usuais na Internet, em símbolos e siglas que são usados para comunicação, expressões estas que são incorporadas naturalmente à nossa linguagem escrita e representam tanto atalhos para a comunicação quanto maneiras de expressar emoção online.
O hipertexto permite uma conexão mais próxima entre a forma do pensamento humano e sua representação escrita, faz com que o leitor modifique o domínio tradicional de leitura e crie sua própria trajetória.
Com relação às dificuldades que os leitores encontram na leitura apoiada por suportes virtuais, acredito que estejam relacionadas ao transporte dos suportes magnéticos como cd-rom, DVD e outros, pois a leitura acaba acontecendo em espaços limitados, predominando a leitura individual.
As vantagens desse tipo de leitura estão inseridas em suas características principais como a não-linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e a intertextualidade, pois, proporcionam ao leitor determinadas funções de autoria como a possibilidade de agregar nodos, criar conexões e utilizar filtros. Podendo ainda assumir a apresentação e o projeto do livro, criar gráficos, produzir animações, vídeos, efeitos sonoros, fotografias ou textos orais, determinando as diversas ações do programa. Além disso, motiva o leitor mais que a leitura em livros textos porque o leitor pode saltar de uma informação para outra, estabelecer suas próprias ligações, assumir um papel mais ativo e tornar-se o co-autor do hipertexto.
Eva Lúcia

Nenhum comentário: