terça-feira, 7 de outubro de 2008

Hipertexto e Hipermidia como interfaces textuais

A mídia impressa na Internet: hipertexto e hipermídia como novas interfaces textuais - Iusa Bilio

O uso de recursos eletrônicos desde as séries iniciais mostra uma nova visão de mundo (novas interfaces textuais), de inclusão digital, visto que, a aprendizagem até aqui foi de leitura e aprendizagem através da escrita. Porém a aprendizagem através da máquina e de estudos com eletrônicos ( mídia ) é mais dinâmico, além de permitir ao educando uma aprendizagem cheia de transitoriedade e mutabilidade. Este novo modelo de espaço textual facilita o surgimento de outros estilos de escrita e de novas estratégias didáticas para a leitura e para a escrita do século XXI.
O estudo feito através de links, dá ao texto uma nova roupagem, pois mostra o avanço da tecnologia na educação, mostrando uma postura de textos interconectados, isto é, textos interligados. Os links possibilitam um passeio por múltiplos textos, cuja ligação é determinada pelos programadores por meio de uma palavra. O hipertexto possibilita ao leitor criar suas próprias estratégias de estudos, o que quebra barreiras de um estudo de leitura imposta pelo autor, um nível subjetivo de interpretação, mas também em um nível de manipulação objetiva dos elementos que o integram.
Para Xavier (2004), ao atualizar o hipertexto e percorrer seus links, o hiperleitor estará realizando tentativas de compreensão, efetivando gestos de interpretação ou de uso, porque, em última análise, é o leitor quem define a versão final do que será lido e compreendido.
A hipermídia é a associação entre hipertexto e multimídia. A WWW é o sistema hipermídia mais conhecido na atualidade, sua independência de plataforma e a possibilidade de agregar novos recursos e serviços aos documentos apresentados implicam a facilidade de execução dos vários recursos pedagógicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperm%C3%ADdia
http://www.google.com.br/search?hl=ptBR&q=Hipertexto+e+hipermidia&meta=
XAVIER, Antonio C. Leitura, texto e hipertexto. In: MARCUSCHI, Luiz A; ______. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucena. 2004.

Nenhum comentário: